top of page

Pastoral Vocacional

 

É um trabalho pastoral da Igreja que visa despertar os cristãos para a vocação humana, cristã e eclesial, discernir os sinais indicadores do chamado de Deus, cultivar os germes de vocação e acompanhar o processo de opção vocacional consciente e livre (cf. DBFP, nº 27).

 

A vocação cristã é, portanto, a verdadeira vocação de toda pessoa humana. Trata-se da vocação para a vida, para ser filho ou filha de Deus em Cristo Jesus. Neste sentido, todas as pessoas são vocacionadas, chamadas e convocadas. Ninguém é deixado de fora, esquecido por Deus, pois Ele quer que toda criatura humana seja igualmente seu filho, ou filha, em Cristo. Quanto mais a pessoa se aproxima de Cristo, mais vai conseguindo perceber qual é o projeto de Deus para a sua vida.

 

Em Cristo, não só a liberdade, mas também o tempo e as circunstâncias pessoais e sociais são seriamente acolhidas e discernidas para chegar-se ao reconhecimento dos apelos do Deus que chama. Em outras palavras: a vocação do homem e da mulher só adquire verdadeiro significado quando se torna vida, configuração, inserção total no mistério de Cristo. Cristo, pois, é a motivação, o fundamento de toda a existência cristã como vocação.

bottom of page