top of page

O Apostolado da Oração constitui uma associação de fiéis que, pelo oferecimento diário de si mesmos unidos ao sacrifício eucarístico e pela união vital com Cristo, colaboram na salvação do mundo. Conseguem esse objetivo por meio do seguinte programa:

 

  • Participação vital no Mistério Eucarístico.

  • Culto ou espiritualidade do Coração de Cristo.

  • Preocupação de sentir com a Igreja.

  • Assídua oração apostólica.

  • Amor e devoção a Nossa Senhora.

 

O Apostolado da Oração nasceu numa casa de estudos da Companhia de Jesus, em Vals, perto de Le Puy, na França, em 1844. Foi fundado no Brasil em 1871, pelo Padre Bartolomeu Tassei. Ele é considerado até hoje o fundador do Apostolado no país, muito embora em 1867 tivesse sido fundado um centro de pequeno porte em Pernambuco, sem uma projeção nacional.

 

Tão grande foi a adesão ao movimento, que já em 1888 havia 300 centros pelo Brasil inteiro, com mais de 400.000 membros. Isso fez com que houvesse uma grande difusão da devoção à Sagrada Eucaristia e da vida de fé. A motivação estaria baseada na idéia de que todo o batizado deve cooperar para o fortalecimento da Igreja e da Comunidade e ser um apóstolo de Cristo.

 

O movimento é organizado em núcleos paroquiais submetido a um diretor local, que responde a um diretor diocesano. Acima deles encontram-se o secretário nacional e o diretor geral mundial. Tudo é feito para uma maior eficácia da missão de evangelização através do serviço. E nos núcleos pastorais ainda existe um presidente, geralmente o pároco local, o diretor responsável pela formação espiritual e apostólica, o vice-presidente, secretários e tesoureiro. Há também as pessoas que exercem o papel de zeladoras e as famílias zeladas.

bottom of page