top of page

CELEBRAÇÃO DA EPIFANIA DO SENHOR

Na missa da Epifania do Senhor, popularmente conhecida como missa de Reis, mais uma vez somos convidados pelo nosso Pároco a vivenciar um ano de 2018 diferente e enumera mais cinco pontos complementares ao seis primeiros da primeira celebração do Ano. São eles:

1º - Olhar para o céu

2º - Lançar-se em confiança a Deus

3º - Perseverar no Amor de Deus

4º - Adoração a Deus

5º - Doar o melhor de si para Deus

Feliz Ano Novo!

Ao iniciarmos 2018, o nosso pároco Pe. Edmilson, na primeira missa do Ano, onde celebrávamos em honra à Maria Mãe de Deus e Santa Terezinha, nos convidou a vivenciarmos dentro da nossa igreja e dentro de nossas vidas seis pontos essenciais para vivermos como verdadeiros cristãos católicos. São eles:

1º - Oração

2º - Missa Dominical

3º - Confissão

4º - Terço Mariano

5º - Leitura Orante da Palavra de Deus

6º - Bondade

CELEBRAÇÕES DO NATAL DO SENHOR

Festa de Final do Ano do FECAPPES

 muita alegria e oração

FESTEJOS DE SÃO GERARDO MAJELLA

 

06  A 16 DE OUTUBRO DE 2017

1º Prêmio - MOTO - CARTELA 1177 - Ganhador: FRANCISCO JOSÉ PASTOR

2º Prêmio - SMARTTV - CARTELA 4971 - Ganhador: LINDALVA BEZERRA

3º PRÊMIO - SMARTFONE - CARTELA 0935 - Ganhador: GINA PAULA

FREEZER VERTICAL 142L - Nº31 - Ganhador: JOSERON

ANEL - Nº11 - Ganhador: EVA FERNANDES

Desde o dia 06 de outubro ocorre em nossa paróquia os festejos do nosso santo padroeiro, nosso querido São Gerardo Majella.

Nesse espaço serão postadas as fotos do novenário e das celebrações.

TERÇO DE SÃO GRARDO MAJELLA - NOVENA
00:00 / 00:00

Parceria entre AMC e Paróquia de São Gerardo

A Autarquia Muncipal de Trânsito Serviços Públicos e Cidadania (AMC) e a Paróquia de são Gerardo realizaram o cadastro de idosos e formulário de credenciamento de estacionamento para pessoas com deficiência. O evento aconteceu sábado, 07 de outubro de 2017, tendo início às 8 e se estendendo até as 14h, na quadra paroquial. A AMC dispõe esse tipo de atendimento em outros pontos da Cidade, como por exemplo, shoppings, lojas e na própria autarquia.

1ª MISSA DAS ROSAS DE SANTA TERESINHA

Crisma de Adultos     

                                                                28 e 29 de setembro de 2017     

Nos dias 28 e 29 de setembro foi realizado em nossa paróquia a Crisma de adultos.

Tivemos um total de 220 Crismados, que se dedicaram a Deus na renovação e confirmação da fé cristã.

Jesus nos chamou para ser seus discípulos e seguir os seus passos. Nós tivemos de exercer fé em Jesus e em Deus, confiando que eles nos sustentariam de várias maneiras. (João 14:1)

E a fé presenciada pelos paroquianos, e não paroquianos, nesses dois dias é algo realmente valioso. Assim como a fé habilitou Pedro a andar sobre as águas, nossa fé nos habilita a fazer coisas que, do ponto de vista humano, são impossíveis. (Mat. 21:21-22)

Nesses dois dias, muitos de nós fizeram mudanças tão profundas em seu modo de pensar, agir, falar e anunciar a boa nova.

Deus nos apoiou durante esses dois meses de caminhada, apoiou nossos esforços porque foi a nossa fé Nele que nos levou a fazer essas mudanças.  

E é com a certeza dessa fé firmada, que a Pastoral da Crisma e os crismados se dedicaram a Deus.

Tivemos aproximadamente um total de 280 pessoas inscritas, das quais muitas já faziam parte da vida paroquial, mas nunca tinham tido a a oportunidade de vivenciar esse sacramento de confirmação da Fé cristã.

E Deus realizou os prodígios, os seus milagres e nos mostrou o sinal da continuidade das ações evangelizadoras, e a frase que fica desse momento de inspiração e derramamento de dons do Espírito Santo é:

Eis que faço novas todas as coisas.
Apocalipse 21:5

Missa de Envio 

imagens de São Gerardo

ENCONTRO EJC 

parque do Cocó

Na missa das 17:00h do sábado, 19/08/2017, tivemos a tradicional missa de envio das imagens de São Gerardo, os  "gerardinhos". 

A intenção dos organizadores é que a peregrinação das imagens alcance ao longo desses 40 dias, aproximadamente duas mil famílias, sendo possível a peregrinação da imagem também em paróquias vizinhas.

CELEBRAÇÃO  DA  ASSUNÇÃO  DE  NOSSA  SENHORA

Celebração do dia dos PAIS

XV Caminhada com Maria

 

 

 

 

 

Do Santuário de Nossa Senhora da Assunção à Catedral Metropolitana de Fortaleza.

Terça-feira, 15 de agosto às 14:00 - 20:00

 

Tema: “Maria caminha conosco no Caminho que é Jesus”
 

Lema: “Como é que a Mãe do meu Senhor vem me visitar?”

(cf. Lc 1, 43.)

No dia 05 de agosto, durante  a Missa das Famílias (que ocorre aos sábados às 19 horas) tivemos a alegria de celebrar com o casal Evalda e Edmilson os seus 56 anos de vida matrimonial.

Evalda e Edmilson estão engajados na Paróquia de São Gerardo no ECC.

O celebrante foi o nosso pároco Pe. Edmilson Mendes Menezes, que fez a renovação dos votos ao fim da celebração.

A baixo fotos deste momento.

CRISMA DE ADULTOS

No dia 04 de agosto começou  a crisma de adultos.

 

Tivemos um total de 250 pessoas inscritas, das quais muitas já faziam parte da vida paroquial, mas nunca tinham tido a a oportunidade de vivenciar esse sacramento de confirmação da Fé cristã.

Eis que faço novas todas as coisas.
Apocalipse 21:5

A cruz não é um ornamento,

mas o Deus que se fez pecado

 

“A salvação não provém somente da cruz, mas da cruz que é Deus feito carne,

pois não há salvação nas ideias ou na boa vontade.”

 

Francisco convidou a não carregar a cruz apenas como um símbolo de pertença, mas a olhar ao Crucificado, ao “Deus que se fez pecado” para receber a salvação.

 

O Evangelho do dia, por três vezes Jesus diz aos fariseus: “Morrereis nos vossos pecados”, porque tinham o coração fechado e não entendiam aquele mistério que o Senhor representava. ”Morrer no próprio pecado é algo ruim”, destacou o Papa. No diálogo com eles, Jesus então recorda: “Quando tiverdes elevado o Filho do Homem, então sabereis que eu sou, e que nada faço por mim mesmo”. Jesus se refere àquilo que aconteceu no deserto, narrado na Primeira Leitura, quando o povo que não podia suportar o caminho, “se afasta do Senhor” e “fala mal Dele e de Moisés”.

 

Então chegam as serpentes que mordem e provocam a morte. O Senhor pede a Moisés que faça uma serpente de bronze e a coloque como sinal sobre uma haste: Quando alguém era mordido e olhava para a serpente de bronze, ficava curado. A serpente é o “símbolo do diabo”, “o pai da mentira”, “o pai do pecado, que fez a humanidade pecar”. E Jesus recorda: “Quando eu for elevado, todos virão a mim”. Este é o mistério da cruz, disse Francisco. “A serpente de bronze curava”, mas “era sinal de duas coisas: do pecado cometido pela serpente, de sua sedução, de sua astúcia; e também era sinal da cruz de Cristo. Era uma profecia”, explicou o Papa. Portanto, Jesus se “fez pecado”, como diz São Paulo, e tomou sobre si todas as sujeiras da humanidade, se fez elevar para que todas as pessoas feridas pelo pecado, olhassem para Ele. E quem não reconhecer naquele homem elevado “a força de Deus que se fez pecado para nos curar”, morrerá no próprio pecado:

 

“Não há salvação nas ideias, não há salvação na boa vontade, no desejo de ser bons... não. A única salvação está em Cristo crucificado, porque somente Ele, como a serpente de bronze, foi capaz de tomar para si todo o veneno do pecado e nos curar. Mas o que é a cruz para nós? Sim, é o sinal dos cristãos, é o símbolo dos cristãos. Nós fazemos o sinal da cruz, mas nem sempre o fazemos bem; porque não temos fé na cruz. Outras vezes, para algumas pessoas, é um distintivo de pertença: ‘Sim, eu uso uma cruz para mostrar que sou cristão’. É bom isso, mas não só como distintivo, como se fosse de um time, mas como memória daquele que se fez pecado”.

 

“Outros, ainda, usam a cruz como um ornamento; alguns usam cruzes com pedras preciosas, para se mostrar”, frisou Francisco:

 

“Deus disse a Moisés: Quem olhará para a serpente será curado”. Jesus diz a seus inimigos: “Quanto  tiverdes elevado o Filho do Homem, então sabereis que eu sou”. Quem não olha para a cruz assim, com fé, morrerá nos próprios pecados, não receberá a salvação”.

 

A Igreja propõe um diálogo com o mistério da cruz:

 

“Hoje, a Igreja nos propõe um diálogo com este mistério da cruz, com este Deus

que se fez pecado por amor a mim. E cada um de nós pode dizer: “Por amor a mim”.

E podemos pensar: Como eu uso a cruz? Como uma recordação? Quando faço o sinal

da cruz tenho consciência do que faço? Como levo a cruz? Somente como um símbolo

de pertença a um grupo religioso? Como uma decoração? Como uma joia, com pedras

preciosas... de ouro? Aprendi a levá-la nas costas, aonde machuca? Cada um de nós, hoje,

observe o Crucifixado, olhe para este Deus que se fez pecado para que nós não morramos

nos nossos pecados e responda a estas perguntas que acabei de sugerir”.

 

Papa Francisco

 

Fonte: Rádio Vaticano

O Grupo de Apoio Paroquial ou simplesmente GAP surgiu no primeiro Encontro de Irmãos da nossa paróquia como uma forma de organização dos demais encontrões que terão até o final do ano, mas também esse grupo tem função de propor e auxiliar a paróquia nas decisões e no intuito de fazer um elo entre o pároco e as pastorais e movimentos.

 

É melhor ter companhia do que estar sozinho, porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas. Se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se. Mas pobre do homem que cai e não tem quem o ajude a levantar-se! (Eclesiastes 4:9-10)

O I Encontro de Irmãos mostrou que a nossa paróquia está cada vez mais unida e na busca da estruturação das pastorais que estavam necessitando de força.

Os caminhos da Igreja estão necessitando da inspiração do Espírito Santo de Deus e se deixarmos o sopro do espírito adentrar em nosso meio estaremos aptos a exercer um caminho pastoral de modo a atender às nossas comunidades.

No I Encontro de Irmãos tivemos pessoas tocadas a participar de três grandes grupos que estarão como carro chefe da nossa paróquia. Esses grupos são: Grupo de Apoio Paroquial (GAP), Equipe do Dízimo e Pastoral do Crisma.

A baixo temos algumas imagens desse momento especial do sopro de Deus na nossa paróquia.

bottom of page